atraso na fala

5 fatores que podem favorecer o atraso na fala

A fala é uma das condições de comunicação que mais cedo começam a se manifestar nas crianças. Dessa forma, mesmo com pouca idade, elas já comecem a dizer as primeiras palavras. No entanto, alguns fatores podem fazer com que a criança apresente alguma dificuldade nesse processo. Como resultado, pode haver um atraso no início do ato de falar. Confira, a seguir, alguns dos fatores que podem favorecer esse atraso.

Fatores que podem favorecer o atraso na fala

Problemas auditivos

A fala é aprendida, especialmente, por meio da repetição de coisas ouvidas pelas crianças. Isso faz com que passem a dizer as palavras que costumam ser escutadas. Dessa forma, problemas auditivos podem fazer com que o ato de falar sofra um atraso, uma vez que a criança ouve menos palavras ou as ouve de forma imprecisa.

Assim, é importante que haja um acompanhamento médico que possa identificar qualquer tipo de dificuldade auditiva que poderá interferir na oralidade, causando atraso.

Dificuldade cognitiva

A dificuldade cognitiva também pode ser um fator que causa atraso na fala. Isso acontece porque a criança tem uma dificuldade maior de concentração e, consequentemente, de aprendizagem da fala.

Dessa maneira, é fundamental que haja um cuidado e uma observação sobre o desenvolvimento do pequeno, sua capacidade de aprendizado e concentração, fatores que poderão causar o atraso no desenvolvimento da fala.

Estímulos inadequados ou poucos estímulos

Os estímulos gerados para a criança são outro ponto importante no desenvolvimento da fala, uma vez que, são eles que levarão a criança a demonstrar curiosidade, esboçar novas reações e buscar repetir ações, como a fala.

Assim, esses estímulos devem ser feitos de maneira correta, mostrando novas coisas à criança, dizendo-lhe o nome dela, despertando, assim, curiosidade e atenção. No entanto, é preciso respeitar o limite da criança, dando-lhe espaço para o devido aprendizado, sem forçá-la antes do devido tempo.

Da mesma forma, as brincadeiras também são um estímulo que pode contribuir no desenvolvimento da habilidade destacada neste artigo. Assim, poucas brincadeiras no dia a dia podem também levar a um atraso da fala, sendo aconselhado que se brinque com a criança para estimulá-la no desenvolvimento e na fala.

Alimentação

A alimentação, quando feita de maneira incorreta, também pode ser um fator que contribui para tal atraso. O consumo de alimentos muito pastosos e amassados, por exemplo, pode fazer com que o desenvolvimento da mastigação seja mais lento, alterando também o aprendizado da fala e causando o consequente atraso desta.

O uso prolongado de mamadeiras para a alimentação também pode ser um fator que causa esse atraso, pois, da mesma forma, diminui o desenvolvimento da mastigação e da força na mandíbula.

Autismo

Alguns tipos de transtornos também podem fazer com que ocorra atraso na fala, sendo um dos principais deles, o autismo. Esse transtorno do neurodesenvolvimento causa complicações na comunicação verbal e não verbal das crianças.

Quer saber mais? Clique no banner!

Clínica Pediátrica em Salvador-BAPowered by Rock Convert

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp