gagueira

Gagueira: diagnóstico e tratamento

A gagueira é um problema de fala que prejudica a comunicação e a fluência. A pessoa que sofre com esta condição tem dificuldade em pronunciar as palavras corretamente, fazendo pausas, por vezes, muito longas.

Cada som de uma palavra possui um tempo considerado ideal ou dentro da normalidade para ser pronunciado. Quando há a presença da gagueira, esse tempo é maior que o normal.

O problema é comum durante o desenvolvimento da fala, ou seja, nas crianças que ainda estão começando a aprender a falar. Mas a condição também pode se tornar crônica e é identificada em adultos.

Inclusive, há estudos que comprovam que o ato de gaguejar pode estar ligado à genética. Se alguém na família teve o problema, existe a possibilidade de outro familiar vir a desenvolvê-lo.

Causas comuns da gagueira

Existem 5 categorias de fatores apontados como causas desse problema de fala. São eles:

  • genéticos,
  • ligados a condições médicas,
  • sociais,
  • psicológicos,
  • de risco.

Como é feito o diagnóstico do problema

A gagueira não é considerada um problema grave se aparece por pouco tempo. É recomendada a busca por um fonoaudiólogo quando a situação persiste por mais de 2 meses, tanto em crianças, que ainda estão na fase de aprendizado, quando em adultos que tenham sofrido AVC, por exemplo, e estão reaprendendo a falar.

Apesar de haver a chance de que a doença desapareça sozinha com o tempo, quando ela é observada por mais de 2 meses e junto a outros sintomas, como estresse e problemas emocionais, exige um diagnóstico mais preciso.

Durante a consulta com o fonoaudiólogo, serão observados os comportamentos de pronúncia e há quanto tempo eles ocorrem, histórico médico e até mesmo análise de problemas emocionais. Quando se trata de uma criança, é possível que o médico peça que os pais estejam presentes e participem da consulta.

Ainda não há um padrão para a realização do diagnóstico. O que o profissional observa durante a consulta é a quantidade de rupturas na fala. Ou seja, quantas palavras e frases são pronunciadas em tempo considerado acima do normal.

Tratamento para a gagueira

Existem vários tratamentos para esse problema de fala. Ainda assim, o mais comum é o acompanhamento com o fonoaudiólogo que irá realizar os procedimentos enumerados a seguir.

Trabalhar a modificação do problema

Nesse tratamento, o objetivo é ajudar a pessoa a falar mais devagar, trabalhar a respiração e ir aprendendo a dizer, sílaba a sílaba, frases e palavras mais complicadas.

A ansiedade também pode ser trabalhada nesse tratamento, já que pode ser uma das causas do problema.

Promover a fluência

A ideia aqui é facilitar a fluência. Tornar o dizer das palavras e frases mais fáceis para a criança. O terapeuta então apresenta técnicas que tornem mais fácil e divertido o aprendizado. 

Os pais e a escola também precisam ser incluídos nesse tratamento, para que possam ajudar a criança. Ou seja, o tratar do problema não se restringe apenas ao consultório do fonoaudiólogo.

Indicação de grupos de apoio

Além do tratamento individual, pode ser interessante que a criança ou o adulto participe de um grupo de apoio, junto a pessoas que também estão em tratamento para o problema.

O objetivo é aumentar a autoestima do paciente e mostrar que ele não é o único lidando com a gagueira e que pode melhorar/superar isso.

Quer saber mais? Clique no banner!

Clínica Pediátrica em Salvador-BAPowered by Rock Convert

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp